Atividade 1-Quem sou como professor e aprendiz?
Relatar quem sou como professora não é tarefa difícil.Isto está relacionado ao fato de que tenho consciência de minha responsabilidade junto à sociedade. Em minha sala de aula sempre tive o compromisso de formar alunos em cidadãos críticos para o mundo.
Há muito tempo venho tentando transformar a forma de ensinar e aprender. As novas tecnologias associadas a uma nova metodologia vieram para enriquecer a aquisição de conhecimento, porém o medo de ousar vem atrapalhando essas novas práticas devido ao pouco conhecimento no uso dos recursos tecnológicos.
Logicamente que o professor enquanto mediador do conhecimento sempre haverá algo a acrescentar em sua prática pedagógica porque falhas existem, mas não me permito o marasmo. Hoje, como Formadora do Programa Gestar II, a cada encontro ministrado uma reflexão, pois sempre busco aperfeiçoar o meu conhecimento, melhorar meu desempenho e sanar minhas dúvidas. Enquanto aprendiz toda renovação acontece devido à aceitação de sugestões e críticas, pois ensinar e aprender caminham na mesma direção.
Atualmente, aprendemos todos, professores e alunos, ao mesmo tempo porque a evolução é rápida e o conhecimento exige competência onde quer que estejamos. Ser professora e aprendiz é procurar mudar a maneira de ensinar, porém não é novidade dizer que é tarefa difícil desconstruir conceitos enraizados na aprendizagem tradicional e acreditar ser possível aprender de outros jeitos. As tecnologias dão essa dimensão de aprendizagem contínua e aponta caminhos para o envolvimento dos alunos na construção de um conhecimento significativo ao longo de nossas vidas. Por isso vejo necessidade de mudar porque o momento exige renovação e o letramento digital é uma necessidade no ensino significativo.
Resumindo, o acesso às tecnologias tem como sentido a criação de aprendizes mais pensantes, eficazes e autônomos. Apropriar-se de novas formas de ensinar/aprender e de relacionar-se com o conhecimento é o papel fundamental dos cursos oferecidos pelas TIC e ao mesmo tempo me proponho exercitar o que me for transmitido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário